SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E COLETIVO JOVEM RECEBEM O PROJEM DE BUENÓPOLIS/MG

No mês de Abril de 2010 a SEMEA -Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Buritizeiro e o Coletivo Jovem de Buritizeiro receberam o Projovem de Buenópolis que estiveram em visita em nosso município para intercambio visto que em outubro de 2009 o Coletivo Jovem visitou a as maravilhas naturais das cidades de Buenópolis e Joaquim Felício juntamente com o Projeto Conhecer São Francisco.Leia mais...

 

CATADORES DE RECICLÁVEIS BURITIZEIRENSES FAZEM CURSO DE CAPACITAÇÂO PROFISSIONAL EM MONTES CLAROS

Curso de Capacitação dá vigor a uma das etapas previstas no Plano Municipal de Coleta Seletiva

Pela primeira vez no Brasil, 10.600 catadores de materiais recicláveis, ligados a associações e cooperativas de todo o País, participam de um programa de capacitação educacional, política e cultural. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, será executada em Minas Gerais pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e a Fundação Banco do Brasil. No Estado, o programa irá qualificar, simultaneamente, mais de mil trabalhadores de 79 municípios de nove pólos-regionais – Belo Horizonte, Juiz de Fora, Araxá, Machado, Ouro Preto, Itaúna, Paracatu, Governador Valadares e Montes Claros.

No Norte de Minas, além de Buritizeiro, catadores de Pirapora, Montes Claros, Janaúba, Porteirinha, Januária, Bocaiúva e Diamantina, num total de 70 trabalhadores previamente selecionados pelas associações e cooperativas locais, participarão do curso que será dividido em seis módulos de 16 horas/aula cada, ministrado ao longo de seis meses.

Para o Município de Buritizeiro, o Curso veio somar-se ao Plano Municipal de Coleta Seletiva elaborado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado através do INSEA e a Prefeitura Municipal, Plano este lançado em dezembro de 2009 em um seminário realizado na Câmara Municipal. O Curso automaticamente constituirá parte de uma das etapas do Plano que é a capacitação dos Catadores para associativismo, coleta seletiva e mobilização social.

Segundo o Técnico em Meio Ambiente da Prefeitura de Buritizeiro Gustavo Lino “a etapa de capacitação dos catadores é uma das, senão, a mais importante ação de implantação da coleta seletiva com apoio à associação de catadores de forma sustentável. A maior dificuldade que estamos enfrentando atualmente é despertar o interesse dos catadores autônomos em associar-se e isto acontece devido ao histórico de vida marcado por exclusão social, cujas conseqüências se refletem numa postura defensiva e desconfiada a abordagens, fazendo com que alguns deles não consigam enxergar com bons olhos ações organizadas para beneficiá-los, como é o caso do Plano Municipal de Coleta Seletiva”.

Lino acrescenta que entre o Grupo de 03 catadores de Buritizeiro que irão para o Curso, 02 são catadores autônomos e um é associado na Associação Beneficente de Reciclagem Buritis, estreitando a relação entre os catadores. “Outro ponto importante que a população precisa saber é o fato de que o Plano é constituído de várias etapas e que desde outubro, quando iniciou-se a construção do Plano, as ações estão em andamento, sendo que as etapas de divulgação e envolvimento da comunidade, escolas, comércios e associações de bairros estão previstas para acontecer nos próximos meses, culminando no lançamento formal da coleta prevista para junho deste ano” completa o Técnico. Este seria o motivo da população ainda não observar movimentações neste sentido.

Para o diretor presidente do Insea, Luciano Marcos da Silva, o programa fortalece a identidade da categoria: “Além da qualificação dos catadores, o curso possibilita o intercâmbio e a troca de experiências entre eles. Buscamos, também, fomentar a rede e o avanço da cadeia produtiva, assim como possibilitar que os trabalhadores cheguem ao mercado de trabalho de forma mais organizada”, afirma.

Ainda segundo Luciano, os participantes da iniciativa serão capacitados não apenas para disseminar os conhecimentos produzidos durante o trajeto, mas também para criar o que chama de consciência ampliada de suas realidades. “Esperamos que eles possam articular novas iniciativas em torno da promoção do desenvolvimento local e regional onde estão inseridos”, explica.

Na opinião do Líder do Movimento Nacional dos Catadores, Luiz Henrique da Silva, o catador terá a oportunidade não apenas de conhecer o funcionamento da cadeia produtiva, mas passará a ter domínio de todas as etapas do processo. “Nunca houve no Brasil um projeto desta dimensão, com o envolvimento de entidades com perfis tão diferentes. E Minas Gerais é o único Estado a atingir todas as regiões”, comenta.

Para o diretor de Desenvolvimento Social da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, a medida irá impulsionar a organização social dos recicladores. “A organização social e econômica dos catadores é prejudicada quando eles não têm uma sede e capacitação, impossibilitando parcerias e a comercialização de seus produtos. Novas possibilidades de avanço para esses grupos serão abertas quando eles tiverem um local para trabalhar e a oportunidade de se qualificar adequadamente”, afirma.

Adaptado de: Árvore de Comunicação.

Gustavo Lino Mendonça, Técnico em Meio Ambiente da Prefeitura de Buritizeiro. 18-03-2010

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Buritizeiro celebra Dia Mundial da Água

 Dia da Água
Elis Galvão
Você sabia que nosso planeta tem cerca de dois terços só de água? Parece ser suficiente para todos nós, não é? Mas o fato é que, segundo dados do IBGE, temos 97% de água do mar – imprópria para consumo e para ser aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, que ficam no interior do planeta. Apenas 0,007% do total da água da terra é boa para consumo - e somos mais de seis bilhões de pessoas. O esbanjamento deve ser evitado. Para celebrar o Dia Mundial da Água, 22 de março, Bio-Manguinhos realizará, a partir do dia 23, ações de sensibilização e conscientização para evitar o desperdício e a poluição. Haverá o Mutirão da Água, uma mobilização feita pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental de Bio-Manguinhos (Somar), a Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, e com apoio da Assessoria de Comunicação do Instituto. Um grupo de colaboradores irá aos departamentos da unidade para checar se há vazamentos nas copas e banheiros. Acontecerá ainda a palestra "Tratamento da Água" e exposição da Estação de Tratamento e do Laboratório móvel da Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE). No Instituto, a água é essencial para produzir saúde. Com a expansão de Bio, passa a ser fundamental ampliar o tratamento e consumo de água purificada para injetáveis, com alto padrão de qualidade. Isso exige controle e monitoramento sistemáticos e rigorosos. Para promover a adoção de práticas sustentáveis, a unidade iniciou a implantação do Programa de Uso Racional e Reuso das Águas (Pura-Bio), que estrutura em três vertentes as boas práticas: investimentos em tecnologia de redução de consumo, aprimoramento na gestão ambiental e mobilização dos colaboradores. Essa iniciativa expõe também a preocupação com os moradores do entorno da Fiocruz, que vivem em condições insalubres, sem água em quantidade e qualidade suficientes. Diante disso, Bio-Manguinhos considera urgente a implementação da Agenda 21 e políticas de preservação de recursos hídricos. O Somar e o Pura-Bio incentivam os colaboradores a construir ambientes saudáveis. Cuidar da água é preciso. 22 de março A Organização das Nações Unidas (ONU), na busca de chamar atenção para a questão da escassez da água e encontrar soluções para o problema, instituiu o Dia Mundial da Água em 1992. A data é celebrada anualmente e este ano tem como foco questões relacionadas às águas compartilhadas entre nações. O lema da celebração é compartilhar água e oportunidade.
Ainda naquela década, a ONU elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que, num dos seus artigos, destaca que a água é a seiva do nosso planeta e condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. “Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida“.
Programação
22/03/2010
8h30 - comemoração do Dia Mundial da Água
18h30 às 9h - Credenciamento
19h00: Abertura (Execução do Hino Nacional e pronunciamento
do Prefeito Municipal Pe Salvador Raimundo Fernandes)
19h30: Apresentação do vídeo “Expedição no Rio São Francisco”
19h50: Palestra “Preservar Para Viver”
Dr. Guilherme (FUNASA)
20h20: Exibição e eleição de vídeos do concurso
“Água: Preservar Para Viver”
21h00: Quiz Show com entrega de prêmios e brindes
21h30 : Encerramento.
Local: Salão da Secretaria Municipal de Educação, Rua Manoel Joaquim de Melo, 522ª
 

BURITIZEIRO FIRMA PARCERIA COM O GOVERNO DE MINAS PARA IMPLANTAÇÂO DE COLETA SELETIVA

O Município de Buritizeiro firma convênio com o Governo do Estado para implantar a coleta seletiva na cidade e em apoio aos catadores de recicláveis.

A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que busca um gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Conforme nos informou o secretario municipal de Meio Ambiente, Lucélio de Melo Marinho, “uma das propostas da administração municipal para o meio ambiente é exatamente a implantação da coleta seletiva e dar apoio aos cidadãos que desempenham, porém de forma desorganizada e em condições precárias, o trabalho de coleta de recicláveis. Diante disso, descobrimos o Programa Estadual Minas Sem Lixões – e, neste, o Programa Estadual de Coleta Seletiva. Em junho deste ano”, continua Lucélio, “entramos em contato com a Fundação Israel Pinheiro - FIP, uma das responsáveis pelos programas, e solicitamos a inserção de Buritizeiro neste projeto. Em outubro, recebemos a grata informação de que nossa solicitação foi atendida, sendo os trabalhos imediatamente iniciados”.

Ainda segundo Lucélio Marinho, o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA, que é uma organização da sociedade civil de interesse público – OSCIP, com 20 anos de experiência na implantação de coleta seletiva dando apoio a catadores em todo o Brasil, é a instituição que está a serviço da Fundação Estadual de Meio Ambiente – FEAM, incumbida de prestar assessoramento técnico neste trabalho de inserção da coleta seletiva. “A equipe do INSEA está nos visitando pelo menos duas vezes ao mês. Não basta apenas arrumar um galpão e máquinas para lançar a coleta seletiva. Trata-se de um processo lento que envolve a mobilização do público alvo (catadores) e toda a sociedade. Temos que unir os catadores, capacitá-los e ainda, mobilizar a sociedade para que participe, para que segregue o lixo na origem. Para isso, será necessário buscar as lideranças, formar parcerias e contar com o apoio da iniciativa privada. O lançamento do programa acontecerá num seminário, no próximo dia 9 de dezembro. Todavia, o início da coleta seletiva, com todo o processo da construção do Plano da Coleta Seletiva, aquisição de equipamentos e logística, está previsto para acontecer em sete meses.

Por Gustavo Lino Mendonça
e José Carlos Costa

 
 
Baixe Arquivos

PDFImprimirE-mail

Secretária Municipal de Meio Ambiente de Buritizeiro/MG (038) 3742 2281 Email : semea.buritizeiro@gmail.com